A
Eletrônica que vem ganhando cada vez mais importância nos veículos de passeio,
também avança rapidamente nos veículos de Carga, prova disso são os
Alternadores Bosch (0124555001), Axel (AL20.027) que equipam os Mercedes 1938
de 28Volts e 80 Amperes, além das dimensões o que chama a atenção neste
aparelho é o elevado grau de tecnologia aplicado, tanto no funcionamento como
na troca de informações entre o alternador e o restante da Eletrônica Embarcada
do veículo.
Nas características deste alternador encontramos, o Rotor reforçado e com estrutura mais eficiente de troca de calor, Estator com ligação do tipo triângulo e Conjunto Retificador (GA 1423) com diodos do tipo Zener (Avalanche), que protegem o sistema eletrônico do caminhão contra “picos” de eletricidade, gerados durante o funcionamento do veículo.
Mas as grandes inovações deste Alternador estão no Regulador de Tensão (GA298), que é um Regulador Microcontrolado, com funções, até então, aplicadas somente em automóveis de Auto Custo, seguem algumas funções e alguns cuidados que precisamos ter na manutenção deste alternador. Características do Gauss GA298
1-Dispensa o uso dos diodos de excitação.
Um Chip, instalado junto ao circuito cerâmico do GA 298 faz as funções semelhantes as que o Triodiodo faziam no alternador, com mais segurança e eficiência.
2-Indicação de Sub e Sobretensão na Lâmpada do painel.
Nas características deste alternador encontramos, o Rotor reforçado e com estrutura mais eficiente de troca de calor, Estator com ligação do tipo triângulo e Conjunto Retificador (GA 1423) com diodos do tipo Zener (Avalanche), que protegem o sistema eletrônico do caminhão contra “picos” de eletricidade, gerados durante o funcionamento do veículo.
Mas as grandes inovações deste Alternador estão no Regulador de Tensão (GA298), que é um Regulador Microcontrolado, com funções, até então, aplicadas somente em automóveis de Auto Custo, seguem algumas funções e alguns cuidados que precisamos ter na manutenção deste alternador. Características do Gauss GA298
1-Dispensa o uso dos diodos de excitação.
Um Chip, instalado junto ao circuito cerâmico do GA 298 faz as funções semelhantes as que o Triodiodo faziam no alternador, com mais segurança e eficiência.
2-Indicação de Sub e Sobretensão na Lâmpada do painel.
Como a indicação na lâmpada não vem mais do retificador, o próprio regulador alerta qualquer anomalia existente no sistema, não apenas defeito no Alternador, mas em qualquer parte do sistema de carga, quer seja Bateria com tensão (voltagem) abaixo do valor ideal, ou ainda alertando o condutor do veiculo sobre eventual sobrecarga do sistema.
3-Sensoriamento da bateria.
Esta função permite ao Regulador medir a tensão (voltagem) da bateria dentro e fora do alternador, pois em caso de falha total ou parcial dos cabos das baterias o condutor já será alertado pela lâmpada.
4-Baixa temperatura no transistor de saída.
Como o GA 298 é desenvolvido para veículos pesados ou de utilização contínua (caso dos ônibus urbanos) a temperatura é um dos principais fatores que ocasionam defeito neste Regulador, por isso ele precisa ser desenvolvido com componentes de capacidade superior a recomendada, no exemplo da Gauss o MOSFET de saída saltou de 4 para 13 Amperes, além disso é de extrema importância a dissipação do calor neste caso realizada principalmente pela construção deste componente (GA 298) em circuito Híbrido a Filme Espesso (cerâmico) Tecnologia que poucas empresas brasileiras detém.Cuidados na Aplicação:
Como de costume em Sistemas mais modernos de carga não é possível a utilização de Lâmpadas de Testes para diagnose do Alternador, em Reguladores Multifuncionais como o GA 298 temos que ter ainda mais atenção nos sinais de saída do regulador, vamos verificar agora passo a passo cada Borne do Regulador.
(B+) É a referência do Regulador, este Borne deve estar limpo e sempre
bem conectado, no GA 298 o terminal já possui tratamento contra oxidação.
(D-) É a referência de Negativo do Regulador, deve estar muito bem limpo e conectado, preste atenção sempre na condição do parafuso de fixação em caso de dúvida substitua-o.
(W) É o sinal de 01 das fases do Alternador este sinal serve para o Regulador saber o momento da partida e a rotação do motor do veículo.
(FR) É o sinal de Campo do alternador é um espelho do chaveamento do rotor, este sinal é enviado as centrais eletrônicas (quando existente) e serve para que a eletrônica do veiculo saiba a cada instante a condição de carga do Alternador.
(S) É o Sensor da Bateria, é um fio ligado á linha 30 (positivo direto da bateria), serve para o Regulador conhecer e comparar a tensão (voltagem) dentro e fora do alternador, atenção pois este fio em alguns casos é protegido por fusível e sem este sinal o alternador pára de funcionar.
(IG) É um fio ligado a linha 15 (positivo pós ignição) é utilizado para “ligar” o regulador, a ausência deste sinal também resulta no não funcionamento do sistema de carga.
(L) É a saída da lâmpada do painel, nos veículos Diesel este borne também é utilizado para acionar Relés como de Ar condicionado ou inibidor do Motor de Partida, muita atenção pois deve se respeitar a originalidade do relé, pois relés sem proteção entre os bornes 85 e 86 podem danificar a saída L do regulador.
(P) É um sinal digital da rotação do alternador. Obs: não se deve ligar Tacômetros (Conta Giros) convencionais nesta saída.
Deve se ter muita atenção na adaptação deste alternador em veículos mais antigos, no mercado já é facilmente encontrado no alternador Axel AL20.027 quanto o conector, respeite as ligações com atenção e o resultado será Muito satisfatório.
(D-) É a referência de Negativo do Regulador, deve estar muito bem limpo e conectado, preste atenção sempre na condição do parafuso de fixação em caso de dúvida substitua-o.
(W) É o sinal de 01 das fases do Alternador este sinal serve para o Regulador saber o momento da partida e a rotação do motor do veículo.
(FR) É o sinal de Campo do alternador é um espelho do chaveamento do rotor, este sinal é enviado as centrais eletrônicas (quando existente) e serve para que a eletrônica do veiculo saiba a cada instante a condição de carga do Alternador.
(S) É o Sensor da Bateria, é um fio ligado á linha 30 (positivo direto da bateria), serve para o Regulador conhecer e comparar a tensão (voltagem) dentro e fora do alternador, atenção pois este fio em alguns casos é protegido por fusível e sem este sinal o alternador pára de funcionar.
(IG) É um fio ligado a linha 15 (positivo pós ignição) é utilizado para “ligar” o regulador, a ausência deste sinal também resulta no não funcionamento do sistema de carga.
(L) É a saída da lâmpada do painel, nos veículos Diesel este borne também é utilizado para acionar Relés como de Ar condicionado ou inibidor do Motor de Partida, muita atenção pois deve se respeitar a originalidade do relé, pois relés sem proteção entre os bornes 85 e 86 podem danificar a saída L do regulador.
(P) É um sinal digital da rotação do alternador. Obs: não se deve ligar Tacômetros (Conta Giros) convencionais nesta saída.
Deve se ter muita atenção na adaptação deste alternador em veículos mais antigos, no mercado já é facilmente encontrado no alternador Axel AL20.027 quanto o conector, respeite as ligações com atenção e o resultado será Muito satisfatório.
Olá amigo bom dia esse diagrama de se regulador você mostrou é a imagem muito boa tá sendo muito útil para mim parabéns pelo seu trabalho
ResponderExcluirOlá amigo bom dia esse diagrama de se regulador você mostrou é a imagem muito boa tá sendo muito útil para mim parabéns pelo seu trabalho Você tem algum canal de vídeo no YouTube para a gente poder acompanhar seu trabalho
ResponderExcluirPow cara valeu pelo seu trabalho parabéns, me tirou dezenas de dúvidas....
ResponderExcluirÓtimas informações
ResponderExcluirMaterial exélente parabéns pelo seu trabalho ea divulgação do mesmo.
ResponderExcluirTop parabens
ResponderExcluirTop
ResponderExcluirValeu cara muito boa sua explicação!!!
ResponderExcluirGostei show de bola
ResponderExcluirMuito útil
Olá, tenho uma dúvida a respeito de um regulador semelhante. O do alternador de 100A/28v, regulador F00M144122. Quando ligo o "S" ele carrega 25V e se ligar apenas o "ig" carrega 28V. Por que isso acobtece?
ResponderExcluirParabéns pela explicação!
ResponderExcluirCOMO FAÇO PARA TESTAR ESTE REGULADOR NA BANCADA FORA DO ALTERNADOR.
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