domingo, 28 de outubro de 2012

A tecnologia em prol da sociedade




Tecnologia austríaca evita atropelamento de animais

Qualquer pessoa que já atropelou um animal sabe o quanto isso pode danificar seu carro. Além disso, dados apontam que estas colisões respondem por centenas de mortes e um prejuízo calculado em um bilhão de dólares a cada ano. Porém, um novo sistema para evitar estes acidentes mostrou-se eficaz e barato.

A fabricante austríaca IPTE Schalk revelou a sua mais recente versão do DeerDeter, um sistema que já está sendo testado na Europa e nos Estados Unidos e que funciona por energia solar.

O sistema utiliza a combinação de luz e som para afastar os animais. Quando o motorista se aproxima de um trecho de rodovia imerso em densa floresta, o automóvel emite luz para pequenos postes localizados na beira da estrada. O primeiro poste dispara um alarme, que soa como o som de um animal ferido e emite um feixe de luz que é entendido pelos animais na mata como um predador. Os sinais são ativados por todos os postes ao longo do trecho. Assim, os animais são desencorajados a cruzar rodovias que cruzam florestas e grandes parques nacionais, evitando atropelamentos.

Durante os últimos cinco anos, cerca de 10.000 unidades foram testadas nos Estados Unidos e na Europa. De acordo com os dados de teste, o sistema reduziu as colisões entre veículos e animais em 70%, chegando até 100% em algumas áreas.

O sistema que só opera quando há tráfego na pista, assim não há ruptura nos padrões migratórios de diversas espécies. De acordo com os desenvolvedores da tecnologia, ela pode ser adaptada para outros tipos de clima.

Fonte: Autopia

Nenhum comentário:

Postar um comentário