quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Acelerador eletrônico Parte III Sistema 5NF



Sistema 5NF


Aplicado no Palio 1.0 16V 1.3 16V, Dobló 16 16V 1.8, Strada 1.8 8V
Todos os veículos que usam esta central possuem rede can. Tivemos neste sistema 10 16V, uma evolução de calibração de 5nf. f1 para 5nf.f3 para corrigir o defeito - erro map e corrigir o erro aceleração.
Outro sistema que apresenta bastante problema de perda da aceleração.
O corpo de borboleta não atua. E se persistir o erro, o problema deve estar no módulo de injeção.
Para resolver, é preciso medir a continuidade dos pinos A52 A57, que são os do motor da borboleta. Verificados todos esses detalhes, é preciso ver se o problema está no módulo de injeção, o que é bastante comum, que pode apresentar problema de parar de funcionar à saída do motor do corpo.
O posicionamento da válvula borboleta é feito através de um D.C. Motor que age em todo o campo de regulagem, da marcha lenta à plena carga.
No caso de acionamento sem alimentação, a válvula borboleta é disposta em
uma posição de recovery através de uma pré-carga de duas molas a torção.
O motor elétrico é de corrente contínua com ímãs permanentes (ferrite) e alimentado pela ECU com um comando em PWM com uma frequência de 1 kHz a uma tensão nominal de 12V (tensão da bateria).
Existe uma função no scanner para realizar o sincronismo do corpo.
O fato de não aceitar aceleração pode ser ocasionado pela falta de sincronismo no corpo de borboleta.
Se isso ocorrer, limpe o corpo de borboleta, aqueça enquanto os parâmetros são novamente calculados pelo módulo somente após aquecer o veículo e acelerar.
Quando ocorre este defeito, pode acontecer de acender luz indicando map.
Outro defeito que ocorre neste sistema é quando o motor não aceita aceleração e a marcha lenta fica irregular e, às vezes, até morre.
Pode ser ocasionado pelo mau aterramento do módulo de injeção.
Depois da intervenção, faça um ajuste básico quando solucionar o problema.

Aprendizado do corpo com borboleta motorizado
Efetua-se com um comando ativável por tester de diagnósticos e dura alguns segundos com resposta de confirmação sobre o resultado da operação executada.
Durante esta operação a central executa na ordem:
- Leitura e memorização em RAM parada mecânica na marcha lenta;
- Leitura e memorização em RAM, posição de limphome;
- Verificação da funcionalidade do corpo com borboleta;
- Memorização em EEPROM dos valores adquiridos no power-latch.
-  Chave em “Stop”, aguarde por cerca de 15 segundos o final da fase de auto-alimentação (power-latch) e, em seguida, funciona novamente o motor;
-  Nas sucessivas power-on, a central verifica novamente a funcionalidade do corpo com borboleta e a posição limp-home.
-  O autoaprendizado permite a ECU 5NF gerir corretamente o controle ativo da borboleta motorizada.

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