Motor do corpo de borboleta
Motor de corrente contínua, operada com a tensão de
bateria (12V) com duty-cycle variável, com inversão de polaridade para controle
de marcha lenta.
Nesse contexto, duty cycle é a proporção de tempo
durante o qual um componente, dispositivo ou sistema está em operação.
Por exemplo, o termo duty cycle (razão modulação
PWM de amplitude 12V e duty cycle de 75% produz o mesmo efeito de uma tensão
contínua de 9V - 12*0,75 = 9).
Autoadaptação da borboleta motorizada: a posição de
mínima abertura da borboleta é continuamente adaptada, isto é, o menor valor
lido é armazenado como mínimo. A relação entre o valor lido e o ângulo de
borboleta usa uma fórmula de conversão interna à Central de Controle.
A posição inicial de um corpo de borboleta
compreende-se na média (entre 7° e 12°), parcialmente aberta devido à
existência de uma mola de dupla ação. A posição de repouso permite que o motor
funcione com rotação e potência baixa para se dirigir o veículo para uma
oficina, caso haja problema com comando da borboleta.
Recovery do motor da borboleta
Caso o motor da borboleta apresente alguma falha,
teremos na maioria dos casos:
• Lâmpada piloto Indicadora de avaria de injeção
ligada;
• Ângulo borboleta 1 e 2 (fixo), o motor acelera
pela variação de avanço até 3.000 rpm, na maioria dos casos para o veículo
chegar até uma oficina.
Quando ocorre problema no corpo de borboleta, o
módulo de injeção reduz o avanço de ignição e incremento do tempo de injeção
para preservar o funcionamento do motor.
Na maioria dos casos, quando é feito o reparo
neste corpo de borboleta, teremos de fazer o ajuste básico do corpo e apagarmos
a memória de avarias, para que ocorra sincronismo do módulo com a unidade de
comando.
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