quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Acelerador eletrônico algumas dicas de manutenção



Motor do corpo de borboleta
Motor de corrente contínua, operada com a tensão de bateria (12V) com duty-cycle variável, com inversão de polaridade para controle de marcha lenta.
Nesse contexto, duty cycle é a proporção de tempo durante o qual um componente, dispositivo ou sistema está em operação.
Por exemplo, o termo duty cycle (razão modulação PWM de amplitude 12V e duty cycle de 75% produz o mesmo efeito de uma tensão contínua de 9V - 12*0,75 = 9).

Autoadaptação da borboleta motorizada: a posição de mínima abertura da borboleta é continuamente adaptada, isto é, o menor valor lido é armazenado como mínimo. A relação entre o valor lido e o ângulo de borboleta usa uma fórmula de conversão interna à Central de Controle.
A posição inicial de um corpo de borboleta compreende-se na média (entre 7° e 12°), parcialmente aberta devido à existência de uma mola de dupla ação. A posição de repouso permite que o motor funcione com rotação e potência baixa para se dirigir o veículo para uma oficina, caso haja problema com comando da borboleta.

Recovery do motor da borboleta
Caso o motor da borboleta apresente alguma falha, teremos na maioria dos casos:
• Lâmpada piloto Indicadora de avaria de injeção ligada;
• Ângulo borboleta 1 e 2 (fixo), o motor acelera pela variação de avanço até 3.000 rpm, na maioria dos casos para o veículo chegar até uma oficina.
Quando ocorre problema no corpo de borboleta, o módulo de injeção reduz o avanço de ignição e incremento do tempo de injeção para preservar o funcionamento do motor.
Na maioria dos casos, quando é feito o reparo neste corpo de borboleta, teremos de fazer o ajuste básico do corpo e apagarmos a memória de avarias, para que ocorra sincronismo do módulo com a unidade de comando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário