Sistema 5NF
Aplicado no Palio 1.0 16V 1.3 16V, Dobló 16 16V
1.8, Strada 1.8 8V
Todos os veículos que usam esta central possuem
rede can. Tivemos neste sistema 10 16V, uma evolução de calibração de 5nf. f1
para 5nf.f3 para corrigir o defeito - erro map e corrigir o erro aceleração.
O corpo de borboleta não atua. E se persistir o
erro, o problema deve estar no módulo de injeção.
Para resolver, é preciso medir a continuidade dos
pinos A52 A57, que são os do motor da borboleta. Verificados todos esses
detalhes, é preciso ver se o problema está no módulo de injeção, o que é
bastante comum, que pode apresentar problema de parar de funcionar à saída do
motor do corpo.
O posicionamento da válvula borboleta é feito
através de um D.C. Motor que age em todo o campo de regulagem, da marcha lenta
à plena carga.
No caso de acionamento sem alimentação, a válvula
borboleta é disposta em
uma posição de recovery através de uma pré-carga de
duas molas a torção.
O motor elétrico é de corrente contínua com ímãs
permanentes (ferrite) e alimentado pela ECU com um comando em PWM com uma
frequência de 1 kHz a uma tensão nominal de 12V (tensão da bateria).
Existe uma função no scanner para realizar o
sincronismo do corpo.
O fato de não aceitar aceleração pode ser
ocasionado pela falta de sincronismo no corpo de borboleta.
Se isso ocorrer, limpe o corpo de borboleta, aqueça
enquanto os parâmetros são novamente calculados pelo módulo somente após
aquecer o veículo e acelerar.
Quando ocorre este defeito, pode acontecer de
acender luz indicando map.
Outro defeito que ocorre neste sistema é quando o
motor não aceita aceleração e a marcha lenta fica irregular e, às vezes, até
morre.
Pode ser ocasionado pelo mau aterramento do módulo
de injeção.
Depois da intervenção, faça um ajuste básico quando
solucionar o problema.
Aprendizado do corpo com borboleta motorizado
Efetua-se com um comando ativável por tester de
diagnósticos e dura alguns segundos com resposta de confirmação sobre o
resultado da operação executada.
Durante esta operação a central executa na ordem:
- Leitura e memorização em RAM parada mecânica na
marcha lenta;
- Leitura e memorização em RAM, posição de
limphome;
- Verificação da funcionalidade do corpo com
borboleta;
- Memorização em EEPROM dos valores adquiridos no
power-latch.
- Chave em “Stop”, aguarde por cerca de 15
segundos o final da fase de auto-alimentação (power-latch) e, em seguida,
funciona novamente o motor;
- Nas sucessivas power-on, a central verifica
novamente a funcionalidade do corpo com borboleta e a posição limp-home.
- O autoaprendizado permite a ECU 5NF gerir
corretamente o controle ativo da borboleta motorizada.
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